terça-feira, 5 de outubro de 2010

Prédio em Paris, na França, é prova de que beleza e sustentabilidade podem andar juntas




É fácil decorar a varanda com várias espécies de plantas. Certamente o feito deixará a fachada do prédio mais verde e bonita. Mas que tal incluir vasos praticamente suspensos por todo o entorno de um edifício? Foi isso que o arquiteto Edouard François  fez. Ao todo são 380 vasos presos à fachada do Flower Tower. Uma atitude sustentável que esconde um pouco o cinza da metrópole.  Veja algumas imagens desta incrível idéia.:


Em uma de minhas lidas sobre o arquiteto ele disse "o arquiteto atuará como um estilista, encontrando o melhor corte para vestir seus projetos."



Devem entrar no site dele pra dar uma checada: www.edouardfrancois.com . Lá tem alguns dos seus projetos e idéias, acredito que vale a pena conhece-lo mais a fundo. Ajuda quem souber um pouco do Francês, pois a grande maioria de seus trabalhos são divulgados na língua e há vídeos dele pelo youtube. Por exemplo este que ele explica exatamente como funciona e mostra detalhes, além de outras idéia ecológicas de outros arquitetos, fala-se sobre Arquitetura e ecoconstruções: Os novos edifícios ecolígicos (é a tradução).  http://www.youtube.com/watch?v=N9O5WqW4AlM


"Flower Tower" é o nome deste prédio realizado pelo arquiteto Édouard François em Paris. Cada andar possui terraços preenchidos com enormes vasos de concreto contendo bambus que são regados automaticamente. A vegetação filtra o ar e os habitantes tem a impressão de estar em meio à natureza.


Como sou um super fã deste tipo de projeto, idéias etc... devo sempre colocar coisas do tipo por aqui.


Afinal essa é uma nova tendência que está sendo adotada nas construções: as paredes e os tetos vegetalizados.



A razão é que como as novas construções devem levar em conta o impacto ambiental, a presença das plantas nas paredes e no teto apresentam várias vantagens tais como a contribuição à biodiversidade, uma melhoria da qualidade do ar das cidades, um bom isolamento térmico e acústico, além de ajudar no escoamento da agua das chuvas.




Fonte e Fotos: Revista Casa e Jardim.

Um comentário: